Destaque

CURIOSIDADE: Chuvas abundantes no Maranhão são resultantes de fenômeno meteorológico MJO

Com a chegada do fenômeno  climático Madden- Julian sobre o nordeste o volume de chuvas no  Maranhão tem aumentado, que segundo o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento,  a onda climática deve permanecer  oscilando por mais 60 dias pelos estados  do Pará, Maranhão, Piauí e Ceará, e, em parte da Região do semiárido brasileiro como, Bahia, Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Sergipe.

Entenda

A Oscilação de Madden e Julian (MJO) é um fenômeno que caracteriza-se por um deslocamento de oeste para leste de escala térmica, influenciando significativamente no índice pluviométrico.

Ao contrário do padrão da oscilação do sul do El Niño, a de Madden-Julian é um teste padrão de viagem que se propaga para leste aproximadamente 4 a 8 m/s (14 a 29 km / h, 9 a 18 mph), através da atmosfera acima das partes quentes do Oceano Índico e Pacífico. Este padrão de circulação global se manifesta mais claramente como anômalas chuvas.

Este padrão de precipitação tropical torna-se geralmente indescritível quando se desloca sobre as águas oceânicas mais frias do Pacífico oriental, mas ocasionalmente reaparece em baixa amplitude sobre o Atlântico tropical e maior amplitude Sobre o Oceano Índico.

A fase úmida de precipitação é seguida por uma fase seca onde a atividade de tempestade é suprimida. Cada ciclo dura aproximadamente 30-60 dias. Devido a este padrão, a oscilação Madden-Julian também é conhecida como a oscilação de 30 a 60 dias , de 30 a onda de 60 dias , ou oscilação intrasazonais.

Fonte: Pluma Comercial / Por Martha Santhuza

Com informações do Site Climatempo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s